Menu

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como Acontecem os Relâmpagos?

image

     Quem nunca durante uma chuva forte parou e apreciou os relâmpagos, uns observam com fascinação o belo espetáculo da natureza, já outros olham paralisados de temor diante de tal visão. Mas o que é e como acontecem os relâmpagos?

     O mais comum ocorre por causa de uma descarga elétrica entre duas nuvens ou entre uma nuvem e o solo. Durante a tempestade gotículas de gelo ficam se movimentado e se chocando dentro das nuvens causando uma separação das cargas elétricas positivas e negativas. Quando as diferenças entre essas cargas se tornam muito grande, um feixe de carga elétrica, conhecido por condutor, geralmente negativo, deixa as nuvens em ziguezague por uns 40 ou 50 metros. Devido à intensidade do campo elétrico formado, as cargas positivas do solo mais próximas do raio condutor, chamadas de conectantes, saltam até encontrá-lo, fechando assim o circuito elétrico entre a nuvem e o solo. Só quando as duas correntes se encontram é que tudo se ilumina e o raio pode ser observado. Também pode ocorrer o inverso com a descarga indo do solo para as nuvens.

Tipos de Relâmpagos

· Relâmpago normal: da nuvem para o solo ou vice-versa;

· Relâmpago de calor: relâmpago próximo ao horizonte;

· Relâmpago difuso: um relâmpago normal que é refletido nas nuvens;

· “red sprite”: explosão vermelha que atinge alguns quilômetros de comprimento em direção à estratosfera;

· “blue Jet”: uma explosão cônica azul, que se movimenta para cima em alta velocidade

Diferença entre Raio, Relâmpago e Trovão

     Raio: descarga elétrica produzida entre duas nuvens eletrizadas ou entre a terra e as nuvens;

     Relâmpago: É a visualização do raio, manifestado pelo feixe de luz que se vê cortando o céu;

     Trovão: Constitui em uma onda sonora provocada pelo raio ao colidir no solo ou até mesmo quando uma nuvem carregada de partículas positiva se colide com outras contendo partículas negativas, assim provocando o raio e em seguida tem a parte audível que é o trovão.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.infoescola.com/meteorologia/relampago/

http://assessoriaondaverde.blogspot.com/2009/11/qual-diferenca-entre-raios-relampagos-e.html

Revista Mundo Estranho

John Zavisa.  "HowStuffWorks - Como funciona o relâmpago".  Publicado em 01 de abril de 2000  (atualizado em 27 de março de 2009) http://ciencia.hsw.uol.com.br/relampago6.htm  (08 de agosto de 2011)

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...