Menu

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Submarino Nuclear

image
    Muitas pessoas acham que quando se fala em submarino nuclear, pensam que estes possuam armamento nuclear. Na verdade, a sua propulsão que é nuclear.
    Os primeiros submarinos a terem êxitos, foram os que usaram como combustível o diesel e a energia elétrica, mas eles tinham um problema, pois, os motores a diesel funcionam a combustão, e para haver essa combustão se faz necessária a presença de oxigênio, sendo assim, o submarino deveria ir constantemente a superfície, podendo ser abatido pelo inimigo.
     Esses submarinos não nucleares não podiam ligar o motor a diesel enquanto estavam submersos, pois geraria um alto consumo do escasso oxigênio contido na embarcação, e a tripulação não resistiria com a falta deste. Então, quando submersos, os submarinos utilizavam seus motores elétricos, e quando iam à superfície, usavam o a diesel, para que as baterias dos motores elétricos fossem recarregadas.
     Na Segunda Guerra Mundial, os alemães desenvolveram um meio para acabar com esse problema do motor a diesel, criaram o snorkel – tubo retrátil que podia ser estendido até a superfície. Assim, o snorkel podia obter o oxigênio necessário para o funcionamento dos motores e liberar os gases gerados pelo motor a diesel. Desta forma, com uma maior autonomia, esses submarinos alemães eram considerados, e temidos, por ser uma das armas mais poderosas da Segunda Guerra.
     Com o avanço tecnológico alcançado pela marinha norte-americana, estes desenvolveram um pequeno reator nuclear que caberia dentro de um submarino, esse reator, por meio de fissão nuclear, gera grande quantidade de energia em forma de calor, esse calor é canalizado e aquece a água contida num encanamento, onde transforma a água em vapor, que passa por uma turbina, gerando a energia necessária para o submarino se mover. Esse mesmo vapor faz funcionar um gerador de energia elétrica. O reator nuclear não necessita de ar fresco, e pode funcionar por tempo ilimitado enquanto submerso. O oxigênio para a tripulação é obtido por meio de uma reação chamada de hidrólise – quebra de molécula a partir da água do mar.
 
As Principais Partes de um Submarino Nuclear
  • Casco: casco interno, que protege a tripulação contra a pressão da água e um casco externo, que propicia forma hidrodinâmica ao submarino.
  • Tanques: de Lastro fica entre os dois cascos e ajudam a controlar a profundidade do submarino ao receber ou expelir água; de compensação localizados nas porções frontais e traseiras do submarino - também podem receber e expelir água a fim de manter o peso distribuído de forma equilibrada.
  • Leme: fica alinhado verticalmente e, ao movê-lo, o navio muda de rumo lateralmente.
  • Planos de Polpa: são alinhados horizontalmente, de modo que movê-los fará com que o submarino mude de direção na vertical.
  • Hélice: é acionada pela turbina a vapor e geradores.
  • Reator Nuclear: é essencialmente um motor a vapor e normalmente fica na seção traseira do submarino. O reator fica protegido por uma espessa carapaça metálica que pesa cerca de 100 toneladas. Uma liga metálica especial no interior desse revestimento oferece ainda mais proteção às hastes de combustível radiativo.
  • Esfera do Sonar: se localiza no nariz (ou frente) do submarino.
  • Equipamento de controle atmosférico: descontamina o ar que a tripulação respira, removendo o dióxido de carbono e outras impurezas.
  • Usina de Destilação: purifica água salgada para o propulsor e para consumo humano.
  • Centro de ataque/sala de controle: é o centro nervoso do submarino. Contém os controles operacionais de todos os sistemas: de navegação, sonar, comunicação e armas do submarino.
  • Sala de torpedos: é onde todos os torpedos ficam armazenados e onde eles são colocados nos tubos de torpedos no momento do lançamento.
  • A tripulação do submarino fica alojada e se alimenta em aposentos pequenos e eficientes conhecidos como convés de alimentação e acomodação. Normalmente, essa área fica no nível médio do compartimento frontal de um submarino.
Países que dominam a tecnologia de construção de submarinos nucleares:
Posição
1ª Embarcação
Data
clip_image002[4]USS Nautilus
21 de janeiro de 1954
clip_image004[4]K-3 Leninsky Komsomol
09 de agosto de 1957
clip_image006[4]HMS Dreadnought (S101)
21 de outubro de 1960
clip_image008[4]Redoutable (S 611)
29 de março de 1967
clip_image010[4]Changzheng 1 (401)
1970
clip_image012[4]INS Arihant
26 de julho de 2009
 
Eduardo Logan
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/
"HowStuffWorks - Como funcionam os submarinos nucleares".  Publicado em 09 de julho de 2008  (atualizado em 19 de janeiro de 2009) http://ciencia.hsw.uol.com.br/submarino-nuclear5.htm  (18 de novembro de 2010)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...