Menu

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Filosofia Escolástica

image

    Esta linha de pensamento filosófico nasceu na Europa, na Idade média, e teve domínio sobre o pensamento cristão entre os séculos IX e XVI (algumas literaturas datam século XI e XIV). Seu nome, Escolástica, vem do fato de ter sido uma filosofia ministrada nas escolas, com intuito de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada, então, como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade. As disciplinas ministradas na época eram divididas em Trivium (gramática, retórica e dialética) e Quadrivium (aritmética, geometria, astronomia e música). A escolástica surge na tentativa de se aprofundar a filosofia, e é o resultado dos estudos aprofundados da dialética.

     O método dos Escolásticos é fundamentado na lectio (o mestre domina a palavra), na disputatio (debate livre entre o professor e seu discípulo); e nas formas literárias.

     Um dos seus grandes nomes foi São Tomás de Aquino que interpretou Aristóteles por um ponto de vista cristão, onde tentou unir num só pensamento razão e fé, acreditando que não havia contradição entre elas, pois ambas vinham de Deus. São Tomás de Aquino dividiu o conhecimento humano em duas partes. O conhecimento sobrenatural ensinado pela fé, como a concepção da ideia de Trindade Divina (Deus como Pai, Filho e Espírito Santo), e conhecimento natural que viria à luz da razão, como os teoremas matemáticos.

     Outros nomes da Filosofia escolástica são: Santo Agostinho, Santo Anselmo, Roger Bacon, Pedro Abelardo, Duns Scot, Etc..

 

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.mundodosfilosofos.com.br/escolastica.htm

http://www.infoescola.com/filosofia/escolastica/

2 comentários:

  1. Olá meu amigo Eduardo!

    Ótimo post sobre a Filosofia Medieval, talvez o período mais crítico de toda História da Filosofia, pois foi a tentativa de conciliação entre Razão e Fé aos olhos da Igreja Católica.

    Muito bom, parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  2. Legal amigo, gostei do texto, me ajudou bastante. Aguardo sua visita no meu Blog tbm...abração!!!

    http://wwwblogdemo-danicio.blogspot.com.br/2013/04/meu-amigo-dengoso-e-industria.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...