Menu

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os Peixes Escutam?

image

     Os peixes possuem ouvidos, com canais semicirculares, portadores de células sensoriais, mas sua audição não é similar a de outros animais. Eles ouvem sons que variam de 30 a 3 mil vibrações por segundo (o homem até 30 mil), sua percepção se baseia mais em sons graves. Os barulhos ocorridos fora da água, poucos chegam aos peixes, por sua vez, os ocorridos dentro d’água, devido a sua densidade, chegam com maior intensidade.

     Em suas linhas laterais, que passam por cada lado do seu corpo, ele percebe vibrações de baixa intensidade. Essas linhas localizadas entre o dorso e o ventre, são constituídas por várias fossas. Cada uma delas é um orifício que atravessa a escama e de onde os peixes captam os estímulos externos, processados por uma fina rede de receptores sensoriais. Desta forma, os peixes possuem muita sensibilidade, então, conversar ao lado do rio durante uma pescaria não espanta os peixes, o máximo que pode ocorrer é você se distrair, e não perceber que o peixe já está no anzol, mas correr no barranco em volta do rio, pular, tampar objetos na água, bater com os remos na própria, etc., isso sim espanta os peixes, não só os que estão próximos do local do ruído, mas também, os que estão situados a maiores distâncias, pois essas vibrações ocorridas na beira do barranco, por exemplo, propaga-se muito bem pelo meio líquido.

 

Escrito por: Eduardo Logan

Fontes:

http://pescaedicas.br.tripod.com/sensibilidade.htm

http://peska.com.br

3 comentários:

  1. a resposta é não,eu creio que eles sentem a vibração da agua como se fosse um código mosça os peixes são criatura fasinantes aki foi brendo um protetor de animais!!

    ResponderExcluir
  2. Brendo do céu, procure um professor urgente, meu caro! Aprenda a escrever!

    ResponderExcluir
  3. Eu converso com meu peixe e ele atende ao meu comando.exemplo..nade para a esquerda,E ele nada eu digo:vai para o fundo é ele vai.impressionamte

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...