Menu

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Considerações sobre o Bocejo.

image

     O bocejo é um movimento muscular que se produz tanto em animais como em pessoas. Ele é uma ação involuntária que nos faz abrir bem as nossas bocas e respirar fundo. Pesquisas afirmam que fetos com 11 semanas bocejam.

     Quando uma pessoa boceja, abre bem a sua boca, permitindo a inalação de uma grande quantidade de ar. Ao realizar a inspiração, o pulmão se expande, os músculos abdominais são flexionados e o diafragma é contraído. O bocejo também provoca o aumento do ritmo do batimento cardíaco, elevando-o em até 30%.

     Uma vez que os dicionários nos dizem que o bocejo é causado pela fadiga, sonolência ou tédio, os cientistas estão descobrindo que há mais por trás do bocejo do que imaginamos. Existem outras teorias que tentam explicar o motivo do bocejo:

· Teoria Física: nossos corpos induzem o bocejo para obter mais oxigênio e retirar um acúmulo de dióxido de carbono.

· Teoria da Evolução: Nos fala que o homem pré-histórico bocejava com o intuito de mostrar os dentes para intimidar os outros.

· Teoria do Tédio: o dicionário diz que o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência. Embora tenhamos a tendência de bocejar quando estamos entediados ou cansados, esta teoria não explica o motivo pelo qual os atletas bocejam antes de uma competição. Não parece provável que eles fiquem entediados com o mundo inteiro os assistindo.

Curiosidade sobre o Bocejo

  • O bocejo dura, em média, seis segundos.
  • Os batimentos do coração podem se elevar em até 30% durante um bocejo.
  • Fetos com 11 semanas de vida bocejam.
  • 55% das pessoas bocejam até cinco minutos depois de terem visto alguém bocejar.
  • Cegos bocejam mais após ouvirem alguém bocejando.
  • Ler sobre o bocejo faz você bocejar.
  • Atletas olímpicos normalmente bocejam antes de uma competição.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.brasilescola.com/curiosidades/bocejo.htm

"HowStuffWorks - O que nos faz bocejar?".  Publicado em 14 de fevereiro de 2001  (atualizado em 25 de setembro de 2007) http://saude.hsw.uol.com.br/questao572.htm  (18 de novembro de 2010)

     

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...