Menu

sábado, 11 de setembro de 2010

As Poderosas Plantas

o Poder das Plantas
     Como já diziam nossos avós, não há nada melhor do que um chazinho  de guaco para melhorar gripe e tosse. O que há muito tempo é sabedoria popular vem ganhando comprovação cientifica e cada vez mais médicos recomendam o uso de plantas medicinais para curar problemas de saúde como gripe, depressão, entre outros.
     O SUS (sistema único de saúde) incluiu este ano mais seis remédios fitoterápicos em suas listas, são eles: alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, isoflavona de soja e unha de gato. Antes já estavam disponíveis a espinheira santa e o guaco.
     Segundo informações do clínico geral com especialização em fitoterapia Antonio Wilson Fiorot, as plantas podem ser usadas na forma de chá, tintura, xaropes ou extratos secos, que são as cápsulas.
     De acordo com a coordenadora do Programa de Fitoterapia da Secretaria da Saúde de Vitória – ES, Henriqueta do Sacramento, há pacientes que preferem se tratar com fitoterapia. Ela ressaltou que todos os fitoterápicos indicados por médicos têm eficácia comprovada cientificamente.
     O otorrinolaringologista Fernando Aguiar usou os fitoterápicos para auxiliar tratamentos e indica romã como expectorante. Já a pediatra Vilma Cunha receita chá de camomila e cidreira para melhorar a digestão e reduzir gases de crianças.
     Os medicamentos fitoterápicos também ajudam na hora que bate o nervosismo antes de enfrentar a cadeira do dentista.
     Segundo a dentista Gina Duarte Vieira, a melissa é uma erva receitada pelos profissionais para controlar a ansiedade dos pacientes que ficam com muito medo antes de tratamentos dentários.
     Entre as ervas que estão sendo indicadas pelos dentistas para acalmar os pacientes estão a: passiflora – planta em que o fruto é o maracujá e a calêndula – que é um excelente anti-inflamatório, tem ação bactericida e pode ser usada para curar gengivas infeccionadas.


 
Fonte: http://nickmartins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...