Menu

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cálculo renal

Nova Imagem
     Saiba quais os mitos mais comuns quando o assunto é calculo renal. Tire suas duvidas e aprenda a se proteger desse mal cada vez mais comum.
     A cirurgia desgasta os rins? De acordo com o urologista Geraldo de Campos Freire, não. Se sua pedra tem mais que 5mm, pode deitar na mesa de operação tranquila (o) que a operação não prejudica o órgão.
     O calculo renal atinge mais homens do que mulheres?  De forma alguma. Pessoas de ambos os sexos podem ser afetadas por esse mal.
     Falta de exercícios físicos influencia na formação de pedras?  Bem, todos sabemos que o sedentarismo não faz bem a ninguém. Mas, sair para caminhar ou se dedicar a outra atividade física qualquer e não repor o liquido gasto na transpiração é que favorece o surgimento de cálculos.
     Só os mais velhos desenvolvem a doença? Ter pedras nos rins independe da idade. Deve tomar mais cuidado (e se hidratar mais) quem mora em regiões de clima seco, como Brasília e Pernambuco.
     O problema não passa de pai pra filho? Um em cada dez casos ocorre, sim, por fatores genéticos. Isso quer dizer que, se há histórico de calculo renal na sua família, você precisa ficar atento e se cuidar mais.
     Agora se você quer se proteger e evitar sofrer desse mal, que faz a pessoa ter uma das piores dores que a medicina conhece, beba água, muita água, muito liquido para que seus rins funcionem a todo vapor.
     Mesmo que não tenha o hábito de beber água, vá acrescentando a cada dia um pouquinho mais, para que seu organismo se acostume. O ideal é ingerir no mínimo 2 litros por dia.
 

Um comentário:

  1. Eu sei bem o que é sofrer com cálculos. Expeli um não tem muito tempo e tenho mais um no rim direito. É péssimo, o problema na verdade não é tê-los, é quando eles inventam de 'andar'... é dor pra se jogar no chão.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...