Menu

domingo, 22 de agosto de 2010

Clint Eastwood 80 anos de História

   Clint Eastwood, um dos melhores diretores de todos os tempos, completou 80 anos em 31/05/10.
     Ainda em plena atividade, Clint é mais do que um simples diretor de cinema, é um ícone. Se hoje o público o tem como o homem por trás de clássicos recentes como Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro e Gran Torino, na minha infância, em plenos anos 80, ele me marcou como Dirty Harry. Já para o meu pai, ele era O Homem Sem Nome, dos filmes de faroeste.
     Ainda que hoje este fato não seja muito lembrado pelo público, o ator/diretor tem seu nome intimamente ligado aos faroestes italianos dos anos 60. A prova disso é a homenagem feita a ele no filme De Volta Para O Futuro 3, quando Martin McFly escolhe o pseudônimo de Clint Eastwood para usar em suas aventuras no velho oeste.
     Por tudo o que fez em sua carreira e por chegar aos 80 dirigindo filmes neste ritmo alucinado, Clint merece uma Lista especial. Em vez de apresentar apenas 5 filmes do diretor, vou dar uma passada geral por sua carreira, citando diversos ótimos filmes dirigidos por ele. Divirtam-se
.


image

Perversa Paixão (Play Misty For Me, 1971) - Um DJ noturno começa a ser perseguido por uma fã psicótica. Estreia de Eastwood na direção e ele já mostrava a que veio.



image


O Estranho Sem Nome (High Plains Drifter, 1973) - Um homem chega a uma pequena cidade e mata os três pistoleiros que haviam sido contratados para defendê-la. Então ele resolve assumir a tarefa para si. O segundo filme do diretor é a sua volta ao velho oeste.


image
Josey Wales - O Fora da Lei (The Outlaw Josey Wales, 1976) - Sempre citado como um dos melhores filmes do diretor. Josey Wales foi o filme que finalmente consolidou seu nome como cineasta. Um agricultor tem sua vida destruída por um bando de soldados e se torna um pistoleiro lendário, que sai pelo oeste, vivendo como nômade.

image
Impacto Fulminante (Sudden Impact, 1983) - Apesar do nome de "disaster movie" de meteoro, Impacto Fulminante é a volta de Dirty Harry ao cinema, o policial durão vivido por Clint Eastwood em 3 filmes anteriores, desta vez dirigido por ele mesmo. Ainda que o filme seja mais um da série "policial brucutu que resolve tudo sozinho", para mim Dirty Harry é um personagem inesquecível.
image
Bird (Bird, 1988) - Cinebiografia do cantor de jazz Charlie Parker, morto aos 35 anos após uma vida de excessos e lindas canções. Filme incrível e atuação espetacular de Forest Whitaker. Imperdível.


 
image
Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992) - Meu filme preferido de Clint Eastwood. Um velho pistoleiro volta à ativa para um serviço pago, mas sente o peso do tempo. Ao desistir de tudo, surge aquele velho elemento que move o velho oeste: a vingança! Elenco estelar que conta com Eastwood, Morgan Freeman, Richard Harris e Gene Hackman. Quem ainda não viu deve parar tudo e assisti-lo agora.
 
image
Um Mundo Perfeito (A Perfect World, 1993) - Dois ladrões fogem e acabam pegando um pequeno garoto de refém. Enquanto um deles é um psicopata, o outro acaba se apegando à criança. Praticamente um road movie em que o policial, vivido por Clint, persegue o bandido, vivido por Kevin Costner (naquele que provavelmente foi seu último bom papel).
image

As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, 1995) - O terceiro bom filme de Clint feito na sequência. A história de um romance impossível entre um forasteiro e uma dona de casa sem grandes horizontes.


image
Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, 2003) - Onze anos depois de Os Imperdoáveis, Clint faz um novo clássico. Sobre Meninos e Lobos marca o começo de uma sequência de filmes inacreditáveis feitos pelo diretor. Aqui, temos o assassinato de uma garota e todas as consequências nefastas que isso pode gerar em um grupo de amigos. Crime, vingança, pedofilia, diversos assuntos "pesados" são tratados em uma trama inesquecível.
 
image
Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004) - Um filme de esporte (boxe feminino) que, aos poucos, se torna um drama ultra-pesado. Uma garota faz de tudo para ser treinada por um velho boxeador e acaba se tornando uma exímia lutadora, ao fundo, vamos acompanhando os dramas familiares, tanto dela como do treinador.

image
A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers, 2006) / Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima, 2006) - Dois filmes lançados simultaneamente, contando a mesma batalha, cada um deles com o ponto de vista de um dos exércitos (americano e japonês, respectivamente).


 
image
Gran Torino (Gran Torino, 2008) - Um velho veterano de guerra vê, ano após anos, seu bairro mudar com a chegada de pessoas de diversas etnias diferentes. Ao defender seus vizinhos asiáticos em uma briga de gangues, acaba se tornando um herói na vizinhança e passa a conviver cada vez mais com essas pessoas, que antes execrava.

image
Invictus (Invictus, 2009) - O último filme lançado por Eastwood (até agora) conta um momento crucial da história recente da África do Sul. Logo após a eleição de Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freeman, o país continua dividido entre negros e brancos. Utilizando a Copa do Mundo de Rugby, Mandela tenta unir todo o país em torno de uma causa e do mesmo orgulho, com a ajuda do capitão e astro branco François Pienaar, interpretado pelo Matt Damon. Não é um filme espetacular, mas é mais uma boa obra deste incrível diretor.
 
E vocês? Qual o filme do Eastwood que vocês não esquecem?
 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...